Movimento Nossa São Luís - todos os direitos reservados / Elaboração: Kairós Desenvolvimento Social


Apresentação


O Diagnóstico Social de Itaqui Bacanga e regiões próximas é uma iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, por meio do Movimento Nossa São Luís, com a parceria da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária). Este sistema apresenta um conjunto estratégico de 45 indicadores sobre a situação da população residente nas áreas estudadas, além de informações sobre composição populacional e equipamentos públicos existentes. O objetivo é conhecer com profundidade as questões prioritárias da região, a fim de definir metas e planos de ação para o enfrentamento dos problemas identificados.
Na realização do estudo, a região foi dividida em 20 áreas (14 mais populosas e vizinhas, definidas como "núcleo do diagnóstico", e seis menos populosas ou isoladas, definidas como "extensão do diagnóstico"). A fim de oferecer parâmetros de análise, as áreas foram comparadas entre si, com a média de São Luís e com as áreas que não fazem parte do diagnóstico.
Este diagnóstico é parte de um processo mais longo, que inclui a realização de estudo de campo e oficinas participativas que permitam chegar até as causas efetivas das questões. Para a correta definição de ações, é indispensável saber com precisão os fatores determinantes dos problemas enfrentados. Além disso, ao ser divulgado, este diagnóstico dá à população residente informações e dados fundamentais para sua organização e definição de objetivos próprios.