Slide 1 Slide 2
27/07/2017 - 10h

ID Jovem é lançado no Maranhão

Em clima de muita festa e pactuação, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) lançou em São Luís (MA), na manhã dessa quarta-feira (26/06), o programa ID Jovem, em parceria com o Governo do Maranhão. O Programa ID Jovem que vai beneficiar quase 1 milhão de jovens de 15 a 29 anos no estado. A cerimônia, realizada no Convento das Mercês, contou com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; do coordenador de Juventude, Ulisses Fernandes; do deputado estadual Roberto Costa (PMDB); da representante do Ministério Público Sandra Soares de Pontes; do representante do Procon Ricardo Cruz; da representante do movimento social juvenil Denise Duarte; e do secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; entre outras autoridades.

Assis disse que visitará todas as regiões do Maranhão para levar as políticas públicas de juventude, “para que, na prática, as conquistas sociais cheguem na ponta, nos municípios”. A Caravana já visitou o estado em maio deste ano, quando lançou o programa em Grajaú e Imperatriz. Ela segue nos dias seguintes para os municípios de Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Caxias e Buriti Bravo, interiorizando o acesso às políticas públicas.
Maranhão é o vigésimo estado brasileiro a receber a Caravana do ID Jovem. Com ela em mãos, jovens de 15 a 29 anos de idade vão poder frequentar eventos culturais, esportivos e artísticos pagando meia-entrada, além de terem a garantia de duas viagens interestaduais gratuitas por comboio (ônibus, trem ou embarcação). De acordo com o coordenador de Juventude de São Luís, Ulisses Fernandes, “são programas como o ID Jovem que vem dar dignidade à nossa juventude”.
O deputado estadual Roberto Costa lembrou que “não basta fazer leis que garantam as políticas públicas, é necessário cumpri-las”. Ele destacou a presença de representantes do Ministério Público e do Procon na cerimônia, “que possuem papel fundamental de fiscalizar e cobrar o cumprimento do programa”. A secretária de Juventude do Maranhão, Tatiana Pereira, explicou que “nossa intenção é multiplicar forças para garantir o direito da juventude maranhense”.
“Vamos fazer uma parceria de implementação do programa para que esse benefício seja muito profícuo para a juventude maranhense”, afirmou a representante do Ministério Público do Maranhão, Sandra Soares de Pontes. Denise Duarte, presidente da Central Estudantil, elogiou a efetivação das políticas públicas de juventude. “Com a ID Jovem, temos a oportunidade de estudar em outro estado e de visitar outro estado”, ressaltou.

Serviço
Lançamento ID Jovem em Bacabeira (MA)
Local: Primeira Igreja Batista, na Rua Contorno Norte
Data: 27 de julho de 2017
Horário: 8h30

Lançamento ID Jovem em Rosário (MA)
Local: Sede da APAE, Av. Heráclito Nina, Centro, próximo à Praça da Matriz
Data: 27 de julho de 2017
Horário: 14h

Lançamento ID Jovem em Santa Rita (MA)
Local: Auditório da Escola Orlando Gasileu, Rua do Sol, Centro
Data: 27 de julho de 2017
Horário: 17h

Lançamento ID Jovem em Caxias (MA)
Local: Auditório da Prefeitura de Caxias, Praça do Pantheon
Data: 28 de julho de 2017
Horário: 9h

Lançamento ID Jovem em Buriti Bravo (MA)
Local: Ginásio Poliesportivo Astolfo Menezes, ruas dos Piquizeiros
Data: 28 de julho de 2017
Horário: 14h

Texto: Ascom/SNJ